O presidente Jair Bolsonaro sancionou na semana passada a Lei 14.183/21, estabelecendo até 31 de dezembro o teto de R$ 140 mil para a isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de automóveis novos por clientes PCD (pessoas com deficiência).
Também fica valendo o prazo de três anos para novo uso do benefício fiscal na troca do veículo, e não mais a cada 24 meses, como era na Lei 8.989/95. Quem vender o automóvel antes desse limite terá de pagar o tributo não recolhido à União.
Com a mudança na legislação, mostramos aqui 15 SUVs compactos nas suas configurações topo de linha, com preço sugerido superior a R$ 70 mil, que não dá direito à isenção de ICMS, e inferior a R$ 140 mil – que os torna elegíveis a não recolher IPI na aquisição por deficientes.
Em consulta a concessionárias, ficamos sabendo que, após a sanção da nova lei pelo governo federal, a maioria das marcas ainda não liberou a encomenda de veículos zero-quilômetro acima de R$ 70 mil por pessoas com deficiência e se vai oferecer descontos de fábrica, além da isenção do IPI.
Até agora, nossa reportagem identificou que três marcas, todas do grupo Stellantis, já estão aceitando pedidos desse público e definiram os valores sem IPI: Citroën, Jeep e Peugeot, Confira:
Tem preço “cheio” de R$ 92.190, ainda sem a isenção do IPI. Traz motor 1.5 flex de 115 cv/14,9 kgfm e câmbio automático de 4 marchas. Lista de itens de série inclui teto solar com acionamento elétrico, bancos com revestimento de material sintético na cor preta, controles de tração e estabilidade e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Tem preço “cheio” de R$ 105.990, ainda sem a isenção do IPI. Traz motor 1.0 turbo flex de 102 cv/17,1 kgfm e câmbio CVT com nove marchas simuladas. Lista de itens de série inclui sensor de chave, partida por botão, espelhos externos com rebatimento elétrico, painel de instrumentos digital e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Tem preço “cheio” de R$ 124.990, ainda sem a isenção do IPI. Traz motor 1.5 turbo flex de 150 cv/21,4 kgfm e câmbio de dupla embreagem com seis marchas. Lista de itens de série inclui teto panorâmico airbags laterais e de cortina, banco do motoristas com ajustes elétricos e regulagem lombar, câmera de “360 graus” e rodas de liga leve de 18 polegadas.
Tem preço “cheio” de R$ 131.430, ainda sem a isenção do IPI. Traz motor 1.2 turbo flex de 133 cv/21,4 kgfm e câmbio automático com seis marchas. Lista de itens de série inclui seis airbags, teto solar elétrico panorâmico, sensor de chave, partida por botão, estacionamento semiautônomo, 4G dedicado com roteador Wi-Fi e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Tem preço “cheio” de R$ 131.590 e valor cai para R$ 107.880 com desconto de 11% e isenção do IPI. Traz motor 1.6 turbo flex de 173 cv/24,5 kgfm e câmbio automático com seis marchas. Lista de itens de série inclui seletor de tipos de terreno, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e alerta de saída involuntária de faixa.
Tem preço “cheio” de R$ 103.100, ainda sem a isenção do IPI. Traz motor 1.5 flex de 116 cv/15,3 kgfm e câmbio CVT com borboletas no volante. Lista de itens de série inclui faróis e lanternas traseiras de LEDs, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital, central multimídia de sete polegadas e seis airbags.
Tem preço “cheio” de R$ 118.290, ainda sem a isenção do IPI. Traz motor 2.0 flex de 166 cv/20,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas. Lista de itens de série inclui sensor de chave, partida do motor por botão, carregamento sem fio de celulares, aibags laterais e de cortina e luzes de condução diurna de LEDs.
Tem preço “cheio” de R$ 129.490 e valor cai para R$ 104.992 com desconto fábrica e isenção do IPI. Traz motor 1.8 flex de 139 cv/19,3 kgfm e câmbio automático com seis marchas. Lista de itens de série inclui freio de estacionamento elétrico, rodas de liga leve de 19 polegadas, ar-condicionado de duas zonas e teto solar panorâmico.
Tem preço “cheio” de R$ 132.990, ainda sem isenção do IPI. Traz motor 2.0 flex de 170 cv/23 kgfm e câmbio CVT com seis marchas simuladas. Lista de itens de série inclui luzes de condução diurna de LEDs, borboletas no volante para troca manual de marchas e suspensão independente nas quatro rodas.
Tem preço “cheio” de R$ 118.890 e valor cai para R$ 99.990 com isenção do IPI. Traz motor 1.6 turbo flex de 173 cv/24,5 kgfm e câmbio automático com seis marchas. Lista de itens de série inclui teto de vidro panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré e airbags laterais e de cortina.
Tem preço “cheio” de R$ 107.690, ainda sem isenção do IPI. Traz motor 1.6 lex de 120 cv/16,5 kgfm e câmbio CVT. Lista de itens de série inclui sensor de chave, partida por botão, central multimídia de oito polegadas, detector de ponto cego e desligamento automático do motor para poupar combustível.
Tem preço “cheio” de R$ 138.490, ainda sem isenção do IPI. Traz motor 1.3 turbo flex de 170 cv/27,5 kgfm e câmbio CVT com oito marchas simuladas. Lista de itens de série inclui chave cartão com sensor de aproximação, partida por botão, alerta de ponto cego e interior bicolor.
Tem preço “cheio” de R$ 114.650, ainda sem isenção do IPI. Traz motor 1.0 turbo flex de 128 cv/20,4 kgfm e câmbio automático com seis marchas. Lista de itens de série inclui painel de instrumentos digital, sensor de chave, partida por botão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, seis airbags e frenagem automática de emergência.
Tem preço “cheio” de R$ 138.950, ainda sem isenção do IPI. Traz motor 1.4 turbo flex de 150 cv/25,5 kgfm e câmbio automático com seis marchas. Lista de itens de série inclui painel de instrumentos digital, sensor de chave, partida por botão, seis airbags, central multimídia de 10,1 polegadas e rodas de liga leve de 17 polegadas.
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